Segundo a Wikipédia existem três histórias a respeito da origem da receita de frango a parmegiana. A primeira, fala que por ser um prato da região de Parma na Itália se chama parmegiana ou literalmente “de Parma”. A segunda, fala que a origem do nome vem do queijo parmesão (parmigiano-reggiano), um dos ingredientes utilizados no prato. Parece que ambos estão errados, mais provável é que o nome seja  derivado de parmiggiana, um prato da Sicília feito com berinjela frita, molho de tomate e queijo mussarela. No dialeto siciliano parmiciana significa fatias finas de madeira, como as fatias de berinjela do prato.

Aqui no Brasil existem várias maneiras de fazer o filé de frango a parmegiana, e todas agradam  muito aos paladares dos brasileiros, por isso é um dos pratos mais pedidos nos restaurantes do Brasil, se faz tanto sucesso assim então ele tem que fazer parte do nosso acervo, esta receita foi adaptada por mim, para atender os gostos da família e todos que provaram elogiaram bastante. mas pode trocar o frango por bifes de carne vermelha de boa qualidade.

Receita de frango a parmegiana

2012-04-01 10.58.52

 

Ingredientes

Para o filé:

1kg de peito de frango em bifes finos e temperados ao seu gosto;

3 ovos batidos com uma pitada de sal e um pouco de orégano;

Farinha de rosca para empanar os bifes;

1 lata de óleo para fritar os bifes.

Para o purê

3 kg de batatas descascadas e cozidas com sal e um caldo de frango,     ( knorr)  ou o de sua preferência, cozinhe  por 15 minutos na panela de pressão deixe esfriando sem destampar a panela;

1 colher de manteiga;

150 gr de paio, picado e levemente frito sem resseca-lo.

Para o molho

2 cebolas branca picada bem pequena;

2 dentes de alho bem amassado;

500gr de molho de tomate pronto;

100gr de azeitonas picadas;

200gr de mussarela;

100gr de mussarela ralada;

200gr de presunto.

Como preparar o filé de frango a parmegiana

1- Passe os bifes nos ovos batidos e depois na farinha de rosca, faço isso 3 vezes,frite os bifes em óleo quente e deixe os em papel absorvente;

2- Prepare o molho assim: frite o alho com uma colher de óleo, acrescente o molho de tomate pronto e as azeitonas e deixe ferver por uns 5  minutos aproximadamente, coloque um pouquinho de orégano que o sabor vai ficar muito bom.

3- Escorra a água das batatas amasse bem e faça um purê, coloque a batata amassada em uma panela e acrescente uma colher de manteiga e o paio já frito mexa e deixe-o com boa  consistência sem ficar mole.

Vamos montar o filé de frango  agora

Despeje um pouco do molho em um refratário grande só para proteger o fundo , acrescente os filés já fritos e arrume-os cobrindo toda a forma, acrescente uma boa camada de molho sobre o frango,( reserve um pouco) agora arrume a mussarela  por cima do molho e depois o presunto.

Agora você vai cobrir  tudo com o purê e jogar sobre ele o restante do molho e acrescentar   a  mussarela  ralada, podendo enfeitar com azeitonas.

Pronto esta montado um dos pratos mais pedidos nos restaurantes de todo o Brasil, bom apetite, e se gostou volte e compartilhe com a gente.