O cuscuz de tapioca é um prato originário da culinária africana com ingredientes brasileiros de origem indígena. Também é conhecido como cuscuz branco ou ainda, pudim de tapioca.

É um preparado a partir da fécula da mandioca, conhecida como tapioca. Pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce se acrescenta coco ralado, açúcar, água ou leite.

Os índios não tinham acesso ao açúcar e nem ao leite por exemplo, ambos trazidos pelos europeus. Já as africanas eram as principais responsáveis pela administração alimentar da sociedade, ou seja, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa grande, etc. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as mesmas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus.

receita de cuscuz de tapioca

Crédito:www.receitaculo.com

 

ingredientes:

1 Pacote de farinha de tapioca da mais fina que tem;

1 lata de leite condensado;

1 lata de creme de leite;

2 coco seco ralado;

1 litro de leite fervendo.

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes menos o leite, e depois vá acrescentando o leite fervendo aos poucos, mexa bem para misturar, quando terminar deixe descansar coberto com um pano ou a tampa da vasilha até o leite ser absorvido.

Dica: Acrescente coco ralado por cima para enfeitar.

Leve a geladeira e sirva após gelar, se preferir pode servir ele sem ir a geladeira, esta receita é muito especial para mim e estou compartilhando ela com vocês, espero que gostem, por que eu adoro, é tipo bis não da vontade de parar de comer.

Crédito da imagem: http://nadianunesbolos.blogspot.com.br